Por quê é importante saber inglês hoje em dia?

Entenda por que o inglês se tornou um idioma imprescindível para o mercado de trabalho e como aprender mais rápido.

Muitas pessoas sabem que é importante se ter o domínio da língua inglesa, em especial nos dias de hoje, mas nem todo mundo compreende de fato o por quê e nem quais portas esta habilidade pode abrir (ou fechar) em sua carreira de trabalho.

O inglês é um idioma historicamente importante. Ele é um idioma oriundo do anglo-saxão, ou seja, da fusão entre os povos de tribos germânicas que migraram para a região hoje conhecida como Grã-Bretanha ao final do domínio do Império Romano. Desta fusão, ao longo de séculos, a língua inglesa foi se consolidando, se simplificando até se tornar o inglês moderno que existe nos dias de hoje.

importancia do ingles

Sabemos que a Grã-Bretanha, em especial a Inglaterra, tem um importante papel no desenvolvimento científico, social e cultural desde o final da Idade Média, período Renascentista, até os dias modernos. Inclusive, muitas colônias inglesas prosperaram e também se estabeleceram no panorama mundial com importante papel econômico, como os Estados Unidos. Assim, é importante ter a sensibilidade de perceber que não é um fenômeno recente a importância da língua inglesa e há muitos séculos aqueles que conseguem se comunicar em inglês muitas vezes apresentam vantagens competitivas ante seus adversários.

Inglês e o mercado de trabalho

Algumas pessoas acreditam que o inglês só é importante para grandes executivos, pessoas de relações internacionais e eventualmente alguns outros poucos cargos, mas a verdade é que o inglês pode ser de grande valia para você em qualquer lugar, a qualquer momento.

Vivemos em um mundo globalizado, altamente integrado e multicultural. Neste cenário, além da constante troca que podemos observar na internet e outras mídias, até mesmo nas ruas, mudanças no mercado de trabalho acontecem constantemente: empresas de fora compram empresas brasileiras, empresas brasileiras compram empresas de fora, estrangeiros vêm trabalhar no Brasil e brasileiros são mandados para trabalhar fora.

ingles no trabalho

Entre outras, essas são algumas movimentações comuns no mercado e estar preparado para encarar uma mudança assim pode ser a diferença entre uma promoção e seu desligamento. Você nunca saberá quando precisará compreender ou ser compreendido por alguém em outra língua.

O principal motivo pelo qual é fundamental aprender inglês é o acesso ao conhecimento. Por ser uma língua mundialmente utilizada, o volume de conhecimento disponível apenas em inglês é absurdamente maior do que aquele disponível em outras línguas, em especial em português. Ter acesso ao conhecimento é o verdadeiro motivo pelo qual o inglês é tão vital no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho sabe a importância do acesso ao conhecimento e muito por isso tende a dar preferência ao profissional com domínio do idioma a escolher outro que não apresenta tal habilidade em um concurso, processo seletivo ou promoção. Conhecimento é nos dias de hoje uma das principais moedas, e é sinônimo de vantagem competitiva. Por isso, não tenha medo de enfrentar suas dificuldades e encontrar meios para estar melhor preparado para o mercado!

E como aprender?

Além de se inscrever em boas escolas, o aprendizado em casa pode e deve ser adotado, como por exemplo:

-Escutar músicas estrangeiras junto com a letra da música e sua tradução

-Se inscrever em sites de aprendizado como Bussu ou Duolingo cursos grátis.

-Participar de chats na Internet com pessoas falando apenas em inglês

-Assistindo filmes sem legenda, forçando a compreensão, ainda que no início seja complicado.

Com a tecnologia atual e os meios de acesso ao aprendizado, ficou cada vez mais fácil de aprender outro idioma, experimente!

Boa sorte nos seus aprendizados!