Vale a pena ser um franqueado de uma escola de idiomas?

Guilherme Oliveira Chaves

Vivemos em uma era em que a língua inglesa se tornou mais do que um simples diferencial. Aprender o idioma é quase que uma obrigação para se conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho, e não é só na pra sua vida profissional, no seu lazer ou vida profissional provavelmente você irá se deparar com a necessidade do inglês. Só para destacar um número, segundo pesquisas, 70% das empresas internacionais buscam profissionais que falem o inglês.

Nos últimos anos, optar por ser um franqueado de alguma escola de inglês se tornou uma excelente opção para se empreender.  Abrir uma franquia de escola de inglês está em alta para os empresários. Como dissemos anteriormente o público que procura o serviço cada vez aumenta mais.
Um ponto que deve ser avaliado no momento da escolha da franquia a ser comprada é se a sua escolha já tem uma marca consolidada no mercado e se ela te oferece alguns suportes necessários.  Atente-se ao fato de que, a franquia não se desenvolverá sozinha, não basta à marca ser forte, e investir dinheiro, é necessária muita dedicação, tempo e muito, mas muito trabalho para progredir a escola.

Quando pensar em abrir a sua franquia se faça três perguntas:

  • Tenho realmente capacidade financeira para comprar uma franquia?
  • Eu realmente tenho um bom tempo de dedicação para a franquia?
  • Eu tenho um público alvo definido?

Bem, a primeira pergunta é básica para qualquer franquia que você for abrir. Toda rede necessita de um investimento inicial para que a escola comece a tomar corpo. O valor consiste na compra da franquia, e uma reserva para suportar o tempo de adaptação do seu negócio. Lembrando que imprevistos podem acontecer é pode se necessitar de um valor maior.  A segunda pergunta é importantíssima, se você não tem um bom tempo do seu dia para dedicar ao seu negocio, melhor nem pensar em abri-lo. E a terceira pergunta é necessária uma pesquisa de campo e a formação da sua Persona, que representará seu público alvo.

 

Também invista bem nos seus funcionários, contrate bons profissionais para que eles possam cativar os seus alunos e os fazer saírem por aí dizendo We Speak english. Tenha sempre em mente que sua melhor propaganda será sempre os seus clientes que divulgarão sua marca por aí. Por tanto pense bem, investir em cursos de inglês pode ser um grande nicho de mercado.

Crédito: Henrique César